segunda-feira, março 07, 2011

Arroz e Peixe Cru


O arroz desempenha um papel fundamental nas cozinhas orientais. Dele origina os produtos básicos, como o vinagre e os vinhos mirin e saquê - este último é considerado uma bebida sagrada por afugentar os maus espíritos.

Vindo do Sudeste Asiático por volta do século 2 a.C., o arroz encontrou no relevo montanhoso do país boas condições para o seu cultivo. O cereal é cultivado em praticamente todo o país.

O cereal japonês que chega às mesas brasileiras é proveniente dos estados do sul do Brasil.

Originalmente, o sushi era uma técnica de conservação de peixes. Eles eram colocados entre camadas prensadas de arroz e sal. Quando fermentavam, cerca de seis meses depois, o arroz era descartado para, então, apenas os peixes serem consumidos. Foi só por volta do século 16 que alguém teve a ideia da receita como nós a conhecemos hoje.

Existem vários tipos de sushis. Há os com arroz intercalado em camadas, os enrolados e os característicos rolinhos de alga nori recheados de peixe, verduras, omelete ou frutos do mar. Esses rolinhos são feitos com a ajuda de uma esteirinha de bambu, chamada makisu. Os peixes e frutos do mar mais usados são o atum, o robalo e o camarão.

Graças à popularidade que conquistaram em todo o mundo, os sushis ganharam uma série de variações.

Os peixes crus também aparecem no sashimi, os files são servidos sozinhos, sem arroz, para serem mergulhados em molho de soja e temperados com um pouco de wasabi, pasta picante de raiz forte.
Foto particular


Texto copiado na íntegra da coleção “Cozinha do Mundo” – Japão. Editora: Abril Coleções


A história dessa iguaria culinária, que é quase uma arte, é muito bonita e teria outras versões, ou continuidades interessantes para compartilhar, mas deixarei para uma próxima abordagem. Para encerrar quero deixar um recadinho: - não diga que Sushi é peixe cru, Sashimi é o nome do prato.

Não percam cenas de amanhã, ou melhor, escritos. Receita de como preparar sushi, da lavagem do arroz, quantidade exata de água, tempo de duração, e medida exata do molho. Tenho um dos melhores sushiman e professor em casa e seu segredo que irei compartilhar.
Não repassarei a receita do livro, não é por nada, é porque gosto da receita do meu esposo.
Até amanhã. 

Lembrei-me de uma foto para encerrar que vai ficar muito legal. Nem falei com as personagens principais, mas sei que não ficarão chateadas. E ainda somos meio que parentes.






Não é linda? Tudo lindinho nessas fotos.
Ana Paula e Maria Eduarda

0 comentários:

Tecnologia do Blogger.

Postagens populares

Total de visualizações

About Me

Minha foto
Mulheres em Trânsito
Sou alguem que aprendeu enfim a penetrar na profundidade do meu eu. Tenho descoberto diversos tesouros escondidos Coisas que quis ser e não fui. Como ainda respiro, provando estar viva, vou ser o que quero ser. Não sei se isso explica quem sou eu. Pois nem que eu usasse os 1200 caracteres permitidos, conseguiria dizer quem sou eu. Sou criança ainda estou aprendendo.
Ver meu perfil completo

Minha lista de blogs

Seguidores