quarta-feira, março 09, 2011

Receita para Sushi




INGREDIENTES:

04 copos de arroz para culinária oriental grão curto (meu esposo sugere Yanagi)

04 copos de água

200 ml de vinagre de arroz

08 colheres de sopa de açúcar refinado

½ colher de café de sal

20 ml de saque mirin (licoroso)

5 gr (10 cm) alga konbu

Preparo do tempero:

Misture o vinagre, açúcar, sal, saque e alga em uma panela e leve ao fogo até dissolver o açúcar (não é necessário deixar ferver).

Preparo do arroz:

Lave cuidadosamente o arroz várias vezes, até a água ficar límpida.

Acrescente a água e coloque em fogo alto, deixe-a secar até a altura do arroz, ou cerca de 7 a 8 minutos (dependendo do fogão).

Diminua a chama do fogo, colocando em fogo baixo. Exatos 10 minutos, apague o fogo e não mecha no arroz, exatos 10 minutos.

A Parte - “Pode parecer engraçado, ou exagero, mas esses exatos tempos que repassamos, faz muita diferença”.

Após o tempo de descanso, espalhe o arroz em uma vasilha e acrescente o tempero do arroz ainda quente, misture cuidadosamente o arroz no tempero, evitando formar bolas de arroz. Após 10 minutos vire o arroz e misture com cuidado novamente.

SEU ARROZ PARA SUSHI ESTÁ PRONTO.

SUSHI:


HOSSOMAKI (Sushi fino enrolado com a alga para fora)

Ingredientes:

02 fls de alga YAKINORI FUKUNORI OU GENROKU (ou que encontrar no mercado)

400 gr de arroz para sushi (shari)

100 gr de salmão fresco

Montagem:

Corte a alga ao meio, divida o arroz em 4 porções, corte o salmão em tiras de aproximadamente 1 cm.

Espalhe o arroz na parte fosca da alga, deixando 1,5 a 2 cm de alga sem arroz, acrescente o salmão e com auxilio de uma esteira de bambu (sudare ou makisu) enrole a alga formando um rocambole. A parte da alga que ficou sem arroz serve para fechar o enrolado.
O recheio pode ser feito também com atum, legumes, patê ou frutas.


URAMAKI FILADELFIA (Sushi enrolado ao contrario – alga para dentro)

Ingredientes:

2 fls de alga
400 gr de arroz para sushi (shari)

100 gr de salmão fresco

- gergelim branco e preto

- cream cheese

Montagem:

Corte a alga ao meio, divida o arroz em 4 porções, corte o salmão em tiras de aproximadamente 1 cm.

Espalhe o arroz na parte fosca da alga em toda sua extensão e salpique o gergelim sobre o arroz, acrescente o salmão e o cream cheese, e com auxilio de uma esteira de bambu (sudare ou makisu) enrole a alga com o arroz virado para a esteira formando um rocambole.

O recheio pode ser feito também com atum, legumes, patê ou frutas.

Qualquer dúvida me procurem nesse mesmo bat canal.
Bom apetite, e mãos na massa...

1 comentários:

Grazizanoni disse...

Que delícia!!!!!

Tecnologia do Blogger.

Postagens populares

Total de visualizações

About Me

Minha foto
Mulheres em Trânsito
Sou alguem que aprendeu enfim a penetrar na profundidade do meu eu. Tenho descoberto diversos tesouros escondidos Coisas que quis ser e não fui. Como ainda respiro, provando estar viva, vou ser o que quero ser. Não sei se isso explica quem sou eu. Pois nem que eu usasse os 1200 caracteres permitidos, conseguiria dizer quem sou eu. Sou criança ainda estou aprendendo.
Ver meu perfil completo

Minha lista de blogs

Seguidores